Bootstrap Sidebar

With Affix and Scrollspy

Some text here

A Origem da HATKO®

At Bootply we like to build simple Bootstrap templates that utilize the code Bootstap CSS without a lot of customization. Sure you can find a lot of Bootstrap themes and inspiration, but these templates tend to be heavy on customization.

A HATKO® surge em 2006 na Turquia com o desafio de se tornar uma marca de referência mundial. Surgimos com grandes ideias e confiança na nossa visão, nunca comprometendo a qualidade dos nossos produtos. Com 146 funcionários, agentes em todo o mundo, equipas de instalação, 3 milhões de metros quadrados produzidos. Trabalhamos cada vez mais com o objetivo de encontrar a melhor qualidade para os nossos produtos. Dispomos de equipamento com tecnologia de ponta para a produção de todos os produtos. Fizemos o que se pensa ser impossível, fomos além dos limites. Provámos que uma empresa jovem pode crescer rapidamente e conquistar referências mundiais.

O objetivo da HATKO® foi desde sempre lançar sistemas inovadores, de alto desempenho e únicos, diferentes dos sistemas habituais, proporcionando um maior conforto de jogo e utilização por um maior número de horas de jogo, com baixo custo de manutenção, para todas as regiões climáticas.

O principal foco da HATKO® é o desenvolvimento de superfícies seguras, confortáveis, fortes, duráveis, tendo sempre em consideração as questões ambientais que satisfazem todas as necessidades dos jogadores e da especificação do sistema de relva sintética correto, de acordo com as características e requisitos do desporto a que destina.

Porque acreditamos que as ações valem mais do que as palavras, em 2 anos, a HATKO® tornou-se um produtor licenciado FIFA. Produzimos, expedimos, instalámos e certificámos FIFA para a Coreia do Sul, Chile, Inglaterra, Nigéria, Ilhas Comores, Mauritânia, Marrocos, Kuwait, Portugal, etc... Para Campeões!

Como referência do nosso trabalho, fomos responsáveis pela construção dos estádios onde decorreram os Quartos-de-final do Campeonato Mundial FIFA Sub17 em 2009 na Nigéria, dos campos onde decorreram as cerimónias de abertura do Campeonato de Golfe e o Jogo da Final em 2010 em Iémen. Produzimos e instalámos no Estádio Asgabat (Turquemenistão) a relva sintética OMEGA, um produto destinado a projetos especiais com condições exigentes. Projetámos um dos maiores projetos paisagísticos para instalação de relva sintética em Riade (Arábia Saudita). Propusemos soluções criativas para as maiores e mais incomuns exigências, tais como a linha do metro de superfície de Gaziantep (Turquia) e o Aeroporto de Ancara Esenboga (Turquia).

HOJE, temos uma maior crença, foco e objetivo.  INOVAÇÃO!  Revolucionar a indústria para o futuro.


Produção

A fábrica com 19.000m2 dispõe de tecnologia de ponta para a produção de todos os produtos.

Localizada estrategicamente (a cerca de 60km dos dois principais portos), tem capacidade para armazenar mais de 3 milhões de metros quadrados de relva. Uma vasta gama de produtos para diferentes fins desportivos, de lazer e paisagismo.

O departamento de investigação e desenvolvimento trabalha em estreita relação com laboratórios credenciados em todo o mundo. Desenvolvemos sistemas especiais e produtos para atender às necessidades dos nossos clientes com matérias-primas de alta especificação.  Criamos soluções de alta qualidade para as mais diversas e incomuns exigências.

Estamos cientes de que vivemos num mundo onde os recursos são limitados, procuramos consumir todos os recursos com a responsabilidade de que o que produzimos dever servir para o melhor hoje e para o melhor amanhã. Estamos cientes de que todos os produtos e atividades têm um impacto global sobre o meio ambiente. Temos o nosso próprio Sistema de Gestão Ambiental certificado pela norma ISO14001.

A poupança de energia e baixas emissões são os componentes essenciais da nossa política ambiental. Todos os nossos fornecedores são também selecionados tendo em conta estes aspetos.


Qualidade

A HATKO® aposta numa Gestão de Qualidade Total na produção de todos os produtos, cumprindo os seguintes parâmetros:

  • Compromisso de gestão para a qualidade;
  • Formação de funcionários e procedimentos;
  • Investigação e desenvolvimento;
  • Design do produto e testes;
  • Processo de fabricação com foco na preservação;
  • Uso de matérias-primas de alta qualidade;
  • Processo de deteção, registo e solução para os problemas de qualidade do produto;
  • Recolha de amostra;
  • Inspeção final antes de remessa;
  • Instalação;
  • Cuidados/manutenção após a instalação.

“Low Cost”

A nossa cultura de qualidade total não é apenas a satisfação do cliente e a qualidade do produto, além destas características propomos também um produto a baixo preço para o consumidor.

Desenvolvimento do Produto

A HATKO® olha para as necessidades do cliente e desenha os novos produtos de acordo com as suas necessidades.

Investigação – Desenvolvimento

O desenvolvimento de novos produtos e sistemas qualificados inovadores é a principal filosofia da equipa de Engenheiros do departamento de Investigação e Desenvolvimento da HATKO®, tentando proporcionar ao cliente produtos e sistemas com a mais recente tecnologia. A HATKO® protege todos os seus produtos e sistemas com direitos de patente.

Controlo de Qualidade

Desde a seleção das matérias-primas até à instalação no campo, a HATKO® dispõe dos seus próprios procedimentos para garantir a mais alta qualidade.


História da Relva Artificial

A relva artificial também denominada relva sintética trata-se de um tapete fabricado a partir de fibras sintéticas tendo sempre como modelo a relva natural, por forma a tornar-se o mais semelhante possível a esta. É maioritariamente utilizada em campos desportivos, tendo vindo a ser cada vez mais utilizada também em jardins residenciais e zonas comerciais.

A relva sintética é bastante resistente ao uso intenso, como é o caso do desporto, não requer rega nem corte. Estádios cobertos, parcialmente cobertos ou com coberturas abobadadas, podem exigir a colocação de relva sintética devido à dificuldade de obtenção de luz solar suficiente para manter um relvado natural saudável.

A relva sintética despertou a sua atenção na década de 1960 ao ser instalada pela primeira vez no Astrodome, estádio que tinha sido recentemente construído na cidade de Houston no Estado do Texas.
O produto instalado foi chamado de AstroTurf, desde então este termo tem sido frequentemente utilizado em colóquios para referir qualquer relva artificial.

A relva artificial surgiu como resposta às limitações apresentadas pela relva natural. No entanto, as primeiras versões de relva artificial não foram projetadas para futebol, mudando drasticamente a prática da modalidade, começando assim a ser posta de parte a ideia da utilização de superfícies artificiais para a prática e competição da modalidade.
A descoberta surgiu quando os fabricantes de relva artificial começaram a desenvolver estudos e projetos especialmente para a prática do futebol.

A construção básica da mais recente geração de relva artificial é uma mistura de fibras suportadas por uma base/suporte composta por látex, como tapete é instalado com uma mistura de areia e/ou granulado de borracha. Até à data, este sistema tem provado ser o mais favorável para a prática desportiva.

David Chaney que se mudou para Raleigh na Carolina do Norte em 1960, e mais tarde se tornou Reitor da Faculdade de Têxteis da Universidade da Carolina do Norte, liderou a equipa de investigadores do “Research Triangle Park”, responsável pela criação da primeira relva artificial notável. Esta criação levou a revista Sports Illustrated a considerar David Chaney como o homem “Responsible for indoor major league baseball and millions of welcome mats”.

A relva artificial destacou-se em 1966 quando foi instalado o produto AstroTurf no estádio Astrodome em Houston no Texas.
O estádio coberto “state-of-the-art” utilizou relva natural durante a sua temporada inicial em 1965, mas esta opção falhou miseravelmente e as condições do campo foram altamente inadequadas durante a segunda metade da temporada, com a relva “morta” pintada de verde.

Devido à limitada oferta da relva artificial, apenas o campo interno foi instalado antes da abertura do Houston Astro em Abril de 1966. O campo exterior foi apenas instalado no início do verão, e utilizado pela primeira vez após o All-star Break em Julho.
A aplicação de Astroturf e superfícies artificiais semelhantes generalizou-se nos EUA e Canadá no início de 1970, tendo sido instalado em estádios cobertos e ao ar livre para a utilização em futebol e basebol. A manutenção da relva instalada em estádio cobertos embora sendo tecnicamente possível é extremamente dispendiosa. As equipas optaram então por jogar em relvados artificiais instalados ao ar livre, baixando assim, consideravelmente, o custo da manutenção, especialmente em climas mais frios.

A utilização de sistemas completos de relva artificial tem sofrido um enorme desenvolvimento sendo já, atualmente aceite em quase todas as associações desportivas, tais como: FIFA (Fédération Internationale de Football Association), IRB (International Rugby Board), FIH (International Hockey Féderation), ITF (International Tennis Féderation), GAA, MLB (Major League Baseball), NFL (American National Football League).

Benefícios da Relva Artificial

Horas de Jogo

A relva artificial possibilita a sua utilização durante todo o ano em quaisquer condições meteorológicas. As condições económicas tornaram-se uma das maiores preocupações para qualquer clube desportivo. Portanto, para serem capazes de investir em novas instalações e infraestruturas, os clubes necessitam de fontes adicionais de rendimento.

A HATKO® tem como principal objetivo responder a estas solicitações, apresentando produtos com qualidade de jogo muito semelhante à relva natural com menor custo de manutenção, maior número de horas de jogo, com a possibilidade de ser usados em múltiplos desportos. Assim, a gestão dos clubes permite-lhes rentabilizar o campo alugando-o para outros clubes, municípios, empresas privadas para organização de eventos, conseguindo assim uma fonte de rendimento extra.

Manutenção de baixo custo

Os sistemas de relva artificial HATKO® são mais fáceis de manter em relação a qualquer campo de relva natural. Embora denominados de artificial, é difícil distingui-los dos sistemas naturais. Além da sensação de relva natural, a relva artificial tem diversos benefícios para o utilizador. O custo da relva artificial é 7 vezes menor do que o da relva natural ao longo de um período de 9 anos.

Segurança

Acha que a relva artificial não é uma opção segura? Engana-se verdadeiramente se tem esta opinião. Após várias pesquisas e estudos realizados em campos de relva artificial considera-se a relva artificial muito mais segura do que a relva natural, uma vez que a relva artificial é feita de Poliamida o que não permite o desenvolvimento de bactérias nocivas nem a instalação de microrganismos vivos tais como insetos, o que permite que principalmente as crianças que estão em contacto com a relva artificial, não contraiam nenhum infeção. Assim, não existe nenhuma preocupação relativamente a questões tóxicas prejudiciais para a saúde na utilização da relva artificial.

Condições climatéricas extremas

Muitas regiões não são adequadas ao crescimento e manutenção da relva natural, devido às condições climatéricas extremas, neve, seca ou chuvas fortes. Os esforços para tornar a superfície de jogo utilizável, são das maiores preocupações dos clubes, sendo uma pesada preocupação.

Por outro lado, a suavidade da superfície de jogo é dos principais fatores que influenciam diretamente o desempenho e sucesso do jogador. Os sistemas com relva artificial, quando instalados de acordo com o conceito de qualidade desenvolvido pela FIFA são uma solução acessível, segura e duradoura para todos os tipos de superfícies desportivas, nomeadamente para o futebol. Oferecem oportunidades ilimitadas de treino para os jogadores, economia de custos e tempo de manutenção.

Padronização

Devido à padronização, as preocupações anteriores sobre o uso de relva artificial foram reduzidas transmitindo uma maior confiança. Umas das qualidades mais importantes dos sistemas de relva artificial é a padronização. Durante as competições jogadas no campo do adversário, em várias equipas de diferentes regiões, os jogadores queixam-se principalmente da irregularidade do campo, ou da velocidade de jogo inadequada.

Os sistemas artificiais quando produzidos e instalados em conformidade com o conceito de qualidade FIFA cumprindo determinadas normas e exigências, obtêm o certificado FIFA. A padronização aumenta a qualidade do jogo auxiliando os jogadores na familiarização com a superfície do campo.

Ecológico e amigo do ambiente

Os sistemas de relva artificial produzidos pela HATKO® evitam o consumo irresponsável dos recursos hídricos e não contêm quaisquer metais pesados tóxicos nos seus componentes. Por forma a assegurar a absorção do choque, os sistemas são instalados com enchimento em granulados de borracha SBR obtida mediante reciclagem. Todos os sistemas HATKO® são recicláveis. O tapete de relva artificial é verdadeiramente um amigo do ambiente.

Utilização Diversificada

A utilização de relva artificial pode ser utilizada nas mais diversas áreas, tais como: aeroportos, parques infantis, pistas de corrida, campos de jogos, hóteis, terraços, jardins tendo a vantagem de eliminar os custos de manutenção e irrigação.